Roda de Leitura #63: Finalmente Famosa, de Mayra Dias Gomes




Weslley Talaveira


Terminei de ler hoje Finalmente Famosa, de Mayra Dias Gomes. Sim, pra quem lembrou de alguma coisa ao ler o nome, ela é filha do escritor e dramaturgo Dias Gomes, de quem herdou o gosto pela literatura e pela escrita. Mas diferente do que se possa pensar, Mayra não vive à sombra do pai. Tem seu estilo próprio de escrita e divulga sua carreira totalmente desligada da do pai. Mayra mostra que tem talento pra divulgar seu trabalho sem precisar da muleta da história do pai como referência. 

Finalmente Famosa é uma ficção inspirada numa história real. Sofia Young é atriz americana que, embora tenha sido uma estrela no passado, atualmente é totalmente esquecida por Hollywood, lugar onde ainda vive, mas agora sem os encantamentos que tanto vislumbram os turistas que por lá passam. Enquanto muitos enxergam Hollywood como o templo do cinema, para Sofia aquele é apenas um lugar como qualquer outro, com calçadas que precisam de cuidados e ruas comuns. Mas nem sempre foi assim. A derrocada na carreira e na vida de Sofia começa quando o casamento com o também ator Anthony Fantini acaba de forma tumultuada. A partir daí a vida de Sofia vira de cabeça para baixo, e ela vai para o que se pode considerar o "fundo do poço", recorrendo às formas mais absurdas para sobreviver. Mas a vontade de sair disso tudo e recuperar a fama fala mais alto quando ela toma uma decisão que, se não der certo, pode complicar ainda mais a vida já destruída de Sofia.



Mayra Dias Gomes


Mais do que um romance policial, ou qualquer outro estilo com a pretensão de ser um grande sucesso, Finalmente Famosa é uma crítica aberta e profunda à Hollywood, que dia após dia arrebanha fieis em busca de alguns minutos de fama, mas que para Mayra Dias Gomes, que mora lá, é apenas mais um bairro de Los Angeles como qualquer outro. O livro é escrito por alguém que, antes de qualquer coisa, conhece cada rua de Hollywood e mais: conhece a personalidade das pessoas que vivem ali, pessoas comuns como qualquer outras, mas rodeadas de turistas sedentos de selfies com famosos. Não só uma crítica a um bairro, o livro é também uma crítica ao desejo desenfreado de fama que leva as pessoas às atitudes mais absurdas. Nesse sentido, o livro cumpre seu papel de forma impecável. Mayra faz do livro uma crítica de alguém de fora, que chega no lugar e percebe que as coisas ali estão erradas, mas que por ser uma estrangeira sabe que não tem o direito de tentar mudar nada, então se limita apenas a escrever críticas, o máximo que pode fazer. 

Como história literária em si, confesso que me decepcionei com o livro. Esperava uma história com mais detalhes, com uma investigação minuciosa dos crimes citados e uma rede de intrigas em Hollywood, com esquemas formados entre produtoras e denúncias fortes sobre os critérios para alcançar a fama, mas o que o livro trás nada mais é do que o relato de uma atriz frustrada que flerta com a paranormalidade e uma versão batida do espiritismo para explicar as decisões erradas da sua vida. Em alguns momentos o livro tem traços de terror bastante interessantes (a curta experiência de Sofia na mansão de Coronado me tirou o fôlego!) mas tudo tratado de forma muito superficial (o que aconteceu com Rose, na verdade? Ela explica em uma frase no fim do livro!), o que torna as cenas de terror algo completamente sem fundamento. O final do livro é interessante, apesar de muito previsível e simplista demais. Investigaram Sofia? Chegaram ao motivo que a levou a fazer aquilo? Leram o que ela escreveu ao longo da vida? O que Marlon fez com todo o material que ela deixou?

Como crítica a um status que privilegia a fama em detrimento da pessoa, Finalmente Famosa é uma ótima leitura, ótima mesmo; a forma como ela trata Hollywood nos faz ver como o glamour que cerca a "calçada da fama" é fútil e vazio ("a mesma calçada onde os cachorros dos ricos fazem suas necessidades"). Como literatura em si, é superficial e simplista. Tenha essa noção ao ler o livro. 

De qualquer forma, fica a dica!

Comentários