Kyra: o lado delicado dos Gracie #Mulheres2013



Escrito por Larissa Oliveira

Quem acompanha um pouco mais o Jiu-Jitsu, ou até quem não se liga muito nesse assunto, com certeza já ouviu falar na numerosa família Gracie, que colocou o Brasil na liderança mundial das artes marciais. E o nome dos Gracie que vem fazendo sucesso atualmente não é nenhum homem forte, musculoso e de porte assustador. É uma mulher, e não uma mulher musculosa, alterada e quase deformada de tantos anabolizantes: é uma garota de 26 anos, aspecto frágil e voz delicada: Kyra Gracie.

Pentacampeã mundial de Jiu-Jitsu, Kyra nasceu no Rio de Janeiro e na infância foi desacreditada, já que veio de uma família de tradição machista que achava que a luta não era "coisa para mulheres". Mas Kyra cresceu e tomou gosto pela luta, e aos 11 anos já treinava com seu kimono, e aos 20 participou pela primeira vez de uma luta oficial. inscrita por engano numa luta para pesos diferentes do seu peso na época, enfrentou pessoas muito mais altas e fortes que ela, e para surpresa da família venceu. E desde então vem vencendo e mostrando que as mulheres também tem vez nas artes marciais. Pelo menos na família Gracie.

Kyra também é adepta da famosa dieta dos Gracie: nunca provou carne de porco nem batata frita na vida e passou mal na única vez em que provou sorvete. Já para compensar tomava açaí desde muito pequena, ainda na mamadeira, e sua refeição preferida é a tapioca (argh!). Bom, não é à toa que ela tem aquele corpo maravilhoso. E além do corpo, vale lembrar a força física que ela tem, disfarçada no aspecto frágil.

Kyra é uma prova de uma pessoa que rompeu paradigmas em sua área: mostrou que mulheres também podem lutar sem perder sua feminilidade. Continua linda, sexy e forte como nunca. Por isso acho que ela é um bom nome para dominar o mundo, pelo menos o mundo do Jiu-Jitsu. Aliás, ela já domina: é a única mulher do mundo que nunca perdeu uma luta com pessoas de seu próprio peso e é um nome temido entre outras lutadoras ao redor do mundo.

Obrigado ao Wesley pelo convite para participar da semana especial aqui no blog, e desejo a todas nós uma boa semana da Mulher!


Larissa Oliveira, 23 anos, é estudante de direito. Já foi colaboradora do Blog Novas Ideias. É filiada ao PSDB e é membro da Juventude da Social Democracia do partido.


Twitter: twitter.com/laroliver

Comentários